Beijo, abraço ou aperto de mão?

Categoria: Vida de empreendedor
Por: Cíntia Santana

(Adaptação do texto “Are You Dating Your Client?”, de Jason Finnerty).

Já reparou que nosso relacionamento com clientes tem muita similaridade com a boa e velha  brincadeira do “beijo, abraço ou aperto de mão”? A diferença é que, no mundo corporativo, a brincadeira se transforma num processo.

Em que fase do relacionamento você está com seus clientes?

Aperto de mão – a conquista. Cheios de adrenalina, vocês estão na fase da paquera. Conhecem-se há pouco tempo, estão descobrindo os interesses comuns. Já rolou uma troca de olhares que pode significar que ambas as partes têm interesse em “algo mais”. Você regularmente procura motivos para ligar para o cliente e chamar sua atenção, com a esperança de conseguir seu primeiro job-encontro.

Abraço – o “ficar”. Você já realizou um trabalho para o cliente e continua empenhado em impressioná-lo. Ainda estão se conhecendo, apesar da primeira impressão ter sido positiva para ambos. Apesar de não terem assumido nenhum tipo de compromisso, estão se curtindo.

Beijo – o casório. Completamente cúmplices, vocês já estão juntos há tempo suficiente para  conhecerem seus gostos e saber como vão reagir diante de conflitos e pedidos emergenciais (intimidade, às vezes, sucks). A confiança no seu trabalho é tanta que o cliente não pede nem orçamento; vocês já trabalham com uma tabela de preços exclusiva. Como você já conhece bem o mercado onde ele atua, consegue oferecer qualidade crescente em seus serviços.

Muitos relacionamentos não passarão à etapa seguinte se não investirem continuamente em desenvolver-se. Isso exige tempo e dedicação. E traz como recompensa respeito e satisfação mútuos, alem de proporcionar, a longo prazo, uma relação sólida e madura.

Independente da fase em que esteja, fica a dica: bombons e flores não vão resolver nada se a pisada na bola foi feia. Mas podem, no dia-a-dia, ajudar a não deixar o cliente sequer pensar em se entediar com sua performance.

Leave A Comment

Spam Protection by WP-SpamFree