What the hell is HDR ?

Luz e reflexo.

Duas coisas básicas mas incrívelmente chatas de fazer certo quando trabalhamos com 3D.

Existem várias tecnicas para iluminar uma cena, objeto ou animação: criar centenas de pontos de luz para cada detalhe que você quer iluminado, criar luzes imaginando sua cena como um estúdio de fotografia tradicional e, entre outros, HDR.

Mas o que é HDR afinal?! E como você pode usar ele pra deixar suas imagens mais legais?

HDR (High Dynamic Range) é uma imagem que tem, em cada pixel, informação não só de cor, mas de luz.

Ok, e o que isso significa?

Com uma imagem HDR é possível iluminar uma cena sem nenhuma fonte de luz. Iluminar mesmo, com sombra e tudo. E com um dos melhores benefícios: permitir que essa imagem seja refletida pela cena.

Um exemplo simples:

Objeto iluminado com apenas pontos de LUZ

Lego com Luz sem Global Ilumination

Objeto iluminado com HDR e Global Ilumination

Lego com Global Ilumination e HDR

Dessa forma temos uma cena mais natural, com a luz da imagem HDR iluminando a cena e refletindo na superfície do objeto.

E onde eu encontro essas imagens?

Existem várias pela internet. Pagas ou não. A que usei aqui veio do hdrmilll.com que tem algumas imagens HDR para baixar de graça.

Isso não significa que HDR é a solução para todos os seus problemas. Muitas vezes nada supera colocar a luz certa no lugar certo ou usar luz E HDR. Mas conhecer isso é uma forma rápida de configurar objetos parados, packs de produto ou resolver seus problemas com muitos objetos que precisam refletir algo como cromo sem ter que configurar cada um.

Nos próximos dias vou colocar aqui um tutorial sobre como configurar HDR junto com Global Ilumination no Cinema 4D.

Um abraço!

(o modelo do personagem de Lego vem do GSG Free Model Pack, que você pode pegar de graça aqui)

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