Que software devo utilizar para ilustrações 3D?

Categoria: Dicas Técnicas
Por: Igor Alexandroff

Vamos começar abrindo polêmica.

3D Max, Maya, Cinema 4D, Softimage, LightWave, Rhino3D, Xara 3D…

Qual deles devo usar para modelagem 3D, texturização, iluminação, animação e renderização?

Antes de falar sobre o software que eu uso, quero deixar claro que, na minha visão, o programa não é tão importante quanto o resultado que obtemos dele.

Ferramentas estão aí, umas mais simples e outras que exigem uma curva de aprendizado um pouco maior.

Mas uma boa imagem 3D depende muito mais dos conhecimentos de arte, desenho, modelagem e iluminação de quem a criou do que do programa que foi usado.

Por isso, recomendo que se prove cada software e se veja qual possibilita fazer o trabalho em menos tempo e com melhor qualidade.

Finalmente, no meu caso, encontrei essa fórmula no Cinema 4D.

Dentre os que mencionei, o C4D é um software que achei prático, forte e eficiente.

Ele tem uma interface extremamente amigável e é muito fácil de aprender.

Além disso, ao buscar sites de referência na área, percebo que sua utilização está crescendo em todo o mundo.

Isso sem falar no Bodypaint, o módulo de pintura 3D que vem com o programa, bastante usado no cinema em filmes como Homem Aranha, Hulk e outros.

Enfim, o Cinema 4D me parece uma ferramenta bem completa, razão pela qual tudo que você encontrar no meu portifólio foi feito nele.

O software é desenvolvido pela Maxon, e um dos distribuidores autorizados é a CAD Technology. Vale a pena baixar uma demo e provar.

Para mais detalhes sobre o programa, procure Cinema 4D na Wikipédia. Lá tem um resumo histórico bem completo e também mais informações sobre os módulos disponíveis.

Para finalizar, aqui vai uma pequena mostra do que o C4D possibilita produzida pela Maxon:

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